Dom Quixote: Um dia na vida alguém vai ouvir falar nessa história tão maravilhosa que é Dom Quixote!
D. Quixote era um homem que vivia em uma aldeia na Espanha chamada Mancha. Nome nobre, porém com poucas posses. Morava com sua sobrinha e empregados em uma velha mansão.
Como só haviam livros sobre cavalaria em sua casa, se distraia lendo por horas. Sonhava em se tornar um cavalheiro corajoso, e apaixonado.
Um belo dia, tão alucinado com as aventuras, resolveu sair ruas a fora salvando vidas e lutando contra as injustiças; mudou seu nome De Dom Alonso Qixano para Dom Quixote de la Mancha, e seguiu em frente com suas fantasias.
Como não tinha uma amada, inventou uma. Lembrou-se que alguns anos atrás era apaixonado por uma mulher chamada Aldonça. Era analfabeta, desajeitada e feia, mas ele mudou seu nome para Dulcinéia del Toboso e passou a dizer que era a mulher mais linda de toda a Espanha.
Depois de cometer muitas maluquices, voltou para casa muito debilitado. Preocupada com o desaparecimento do tio graças aos livros, destruiu a biblioteca junto com seu amigo Nicolau. Quando se recuperou D. Quixote percebeu a ausência da biblioteca, sua sobrinha disse que havia sido obra de um feiticeiro que passara por lá quando não estava.
Num desses passeios conheceu Sancho Pança, lavrador gorducho e baixinho, que concordou em acompanhar -lo em suas viagens. Numa noite os dois fugiram da aldeia para viver suas aventuras juntos como grandes amigos.
Com o passar do tempo D. Quixote recebeu vários apelidos como Cavaleiro da triste Figura, Cavaleiro dos leões, etc.
A cada aventura ficava mais louco, ao ponto de achar que um barquinho sem remo estava encantado.
Sancho ganhou uma ilha graças as suas maluquices junto a D. Quixote. Depois de tantos delírios renunciou o papel de governador e voltou para casa.
Após tantas aventuras e desventuras D. Quixote resolve retornar a Mancha e reunir sua sobrinha e empregados para fazer seu testamento. Deixou as terras para a sobrinha, uma quantia em dinheiro para a governanta e Sancho e, aos amigos, a vaga lembrança de que apesar de suas loucuras era um homem digno e bondoso. "Assim morreu um herói que, na sua loucura, foi tão corajoso quanto os verdadeiros heróis da cavalaria, pois se propôs a tornar real sua fantasia."
Resumo feito por mim, Isabelle Mariath .
Próximos resumos ao longo da semana :D
